Conheça as causas e indicações do tratamento endodôntico

O tema da série Odonto pra você de dezembro está incrível! A equipe da Odonto Empresas trouxe pra gente as causas e indicações do tratamento endodôntico que é uma das áreas da odontologia fundamentais para a saúde da boca, principalmente para o sucesso dos tratamentos de reabilitação oral. Muita gente confunde uma endodontia como apenas o tratamento de canal, mas a especialidade vai muito além desse procedimento.

Confira o artigo abaixo escrito pela Andréia Gimenez Nonato Vila, Cirurgiã Dentista e Especialização em Saúde Coletiva e Gestão em Saúde.

Tratamento endodôntico – causas e indicações

A endodontia ou tratamento de canal é a remoção da polpa do dente, um pequeno tecido nervoso semelhante a um fio que fica no interior do dente. Depois que a polpa danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço restante é limpo e preenchido com material obturador, selando o canal radicular.

Quais são as causas mais comuns para um dente precisar de tratamento endodôntico?

Há indicação de tratamento de canal, quando um dente está com uma inflamação interna, ou quando já está necrosado. A inflamação interna pode ter várias causas, sendo a cárie a mais comum, pois causa cavitação muito extensa, atingindo assim a parte interna do dente, que é conhecida como polpa.

Já a necrose pulpar é um passo que ocorre após a inflamação da polpa, estágio no qual o dente fica preenchido com um tecido necrótico, possibilitando a contaminação de microrganismos no interior do dente.

As fraturas dentais extensas ou lesões por trauma também podem danificar a polpa dental, necessitando da realização de tratamento de canal.

Assim como em todas as áreas da Odontologia, a Endodontia evoluiu muito com o desenvolvimento e aprimoramento das técnicas, matérias e equipamentos, com isso os dentes com polpa infeccionada ou afetada podem ser preservados e reabilitados, diferente da ocorrência antigamente quando esses dentes eram extraídos e perdidos.

A prevenção ainda é a melhor maneira de evitar a evolução da cárie e demais problemas que evoluir para o tratamento endodôntico. Mantenha sua higiene bucal em dia e suas visitas ao dentista regularmente.

Aproveite que o ano está acabando e adquira o dentista para ver se está tudo bem com a sua saúde bucal.